Código de ética

Prezados (as) Colaboradores (as),

É com grande satisfação que apresentamos o Código de Ética da HL Engenharia. A ética é o ideal de conduta humana que deve orientar cada indivíduo a respeito do que pode ser considerado como bom e correto tanto para si quanto para toda a coletividade.

Nos orgulhamos em conduzir nossas atividades com base na honestidade e no comprometimento, defendendo princípios fundamentais de respeito à vida humana e adotando práticas de proteção ao bem-estar de todos.

Para mantermos o respeito e a confiança do mercado e da sociedade em geral, a credibilidade que conquistamos precisa ser mantida e assegurada dia após dia. Honestidade, integridade, autodisciplina e lealdade estão presentes em toda a sociedade, mas a aplicação desses padrões frequentemente pode ser diferente de um lugar para outro.

Baseado em nossa cultura, nossas crenças e políticas, elaboramos este Código de Ética para, com a validação da Diretoria, servir como um guia de ação para os colaboradores.

Com certeza este código deve nos inspirar e esperamos que cada um de nós faça de sua conduta um exemplo construtivo para todos.

 

Introdução

A HL Engenharia Ltda., sediada no estado do Rio de Janeiro, atuando em todo Brasil, no ramo da construção civil, reconhecendo os riscos e aspectos associados, tem como objetivos a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua do seu sistema de gestão integrado.

O sucesso de uma organização depende, entre outros fatores, da imagem positiva que ela mantém junto aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. É necessário que eles se sintam confiantes em estar se relacionando com uma empresa séria e honesta, regida pelos mais elevados padrões de conduta ética.

O Código de Ética da HL Engenharia é o nosso compromisso de defender aquilo no qual acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre todos, fortalecendo nossa visão, missão e políticas.

Ele reúne os princípios que orientam nossa atuação profissional e que podem, agora, ser facilmente consultados e compartilhados com todos os nossos colaboradores e o variado público relacionado à Empresa.

 

Clientes: Foco de Nossa Atuação

Atender ao cliente pautado no respeito aos seus direitos e na missão, visão e valores da Empresa. Acreditando que é necessária a confiança dos clientes buscando continuamente a qualidade e eficiência no seu dia-a-dia;

  • Novos conceitos, tecnologias e recursos humanos são agregados o tempo todo para o fortalecimento da relação empresa-cliente;
  • É imprescindível aos nossos clientes um tratamento respeitoso, cortês, eficiente e imparcial;
  • Devem ser analisadas e respondidas todas as questões abordadas pelos clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades.

 

Colaboradores: Fonte de Nossa Energia

Todos os colaboradores são também clientes e, portanto, merecedores de respeito, independentemente de cargos ocupados ou tempo de atuação na Empresa.

Estamos determinados a promover um ambiente de trabalho sadio e harmonioso, visando à valorização do ser humano e o seu bem-estar pessoal, em que haja confiança, respeito, justiça e estímulo às inovações e ao desenvolvimento profissional, bem como o cumprimento por parte de cada colaborador das atividades pertinentes com afinco, zelo e profissionalismo, buscando a pontualidade na entrega das tarefas designadas.

Cultivar a consciência de que todas as áreas têm sua importância dentro da organização, interagindo entre si de forma a manter em perfeito funcionamento as atividades da Empresa.

Com base neste princípio, zelar para que as relações hierárquicas sejam as mais saudáveis possíveis, norteadas pelo respeito mútuo entre os colaboradores.

Comprometer-se com a saúde e segurança dos colaboradores, através da realização de exames médicos periódicos e programas de treinamento e com a conscientização para o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Utilizar os recursos da Empresa com discernimento e racionalidade; buscar a excelência na qualidade dos trabalhos executados, propondo sugestões, melhorias e inovações.

 

Relação com Parceiros e Fornecedores

O relacionamento com fornecedores e parceiros deve ser transparente. Fornecedores são muito importantes para o negócio da HL Engenharia e devem ser tratados com respeito e de forma imparcial.

Reforçamos alguns princípios básicos para o processo de aquisição de materiais e serviços que formalizam os compromissos éticos nas relações com os fornecedores:

  • As práticas de compras, realizadas de forma ética, envolvem tomadas de decisão com base em preço, qualidade, quantidade, entrega e assistência;
  • Orçamentos são feitos de forma clara e justa para todos os parceiros/clientes;
  • A empresa respeita e cumpre rigorosamente a legislação do país em todas as suas áreas de abrangência. Só contratamos fornecedores que obedeçam à legislação vigente e/ou aplicável a sua atividade, inclusive a trabalhista e a ambiental. Não contratamos empresas que utilizem mão de obra infantil e/ou escrava;
  • É imprescindível o comprometimento de todos os fornecedores no cumprimento dos contratos de forma ética e na garantia de confidencialidade das informações;
  • Todos os colaboradores da HL Engenharia são encorajados a relatar quaisquer comportamentos ilegais, não éticos ou inadequados em processos de cotação ou aquisição de bens e serviços para a Empresa.
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Relação com Concorrentes

Contatos e Acordos Proibidos: Não pode haver qualquer discussão ou troca de informações com qualquer representante de empresa concorrente da empresa com relação a preços passados, atuais e futuros, políticas de preços, descontos e promoções, royalties, termos e condições de venda, custos, escolha de clientes, mercados territoriais, cotas de produção, divisão de mercados ou clientes.

É contrário à política da empresa mandar ou receber qualquer tipo de informação sobre preços de ou para competidores, exceto se a lista de preços, elaborada de forma independente tiver sido publicada e circulada no mercado para os clientes segundo os mecanismos habituais da empresa ou do competidor, conforme o caso.

Políticas de Preços e Comerciais: Os preços e as políticas comerciais praticados pela empresa deverão ser estabelecidos de maneira independente, levando-se em conta os custos da empresa, as condições do mercado nacional ou internacional, conforme o caso, e a competitividade dos preços.

 

Meio Ambiente

Os aspectos relacionados à promoção e manutenção de um ambiente sustentável são prioritários. A HL Engenharia assume o compromisso de respeitar o meio ambiente no desenvolvimento de suas atividades, produtos e serviços, utilizando práticas e medidas que assegurem a prevenção da poluição, a redução de impactos ambientais negativos e a melhoria do nosso desempenho ambiental, como:

  • Atender integralmente a legislação e as normas ambientais aplicáveis;
  • Buscar, implantar e desenvolver novas tecnologias, que melhorem nosso desempenho ambiental;
  • Melhorar o uso de matérias-primas e energia como forma de contribuir para a conservação dos recursos naturais;
  • Reutilizar e promover a reciclagem dos resíduos gerados;
  • Treinar, conscientizar seus colaboradores e estimular seus fornecedores na busca por um meio ambiente sustentável.

 

Política Não Discriminatória

Estando de acordo com as leis vigentes no país e com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, da Organização das Nações Unidas – ONU, em seu artigo 23º, A HL Engenharia Ltda. pratica uma política de não descriminação seja:

  • Por Etnia;
  • Pelo Sexo;
  • Pela Orientação Sexual;
  • Pela Religião;
  • Pelo Estado Civil;
  • Por Deficiência Física;
  • Pela Idade;
  • Por Moléstia Alarmante;
  • Pela Regionalidade;
  • Por Restrição de Crédito;
  • Outros Tipos de Discriminação.

 

Trabalho Infantil

A empresa não deve se envolver ou apoiar a utilização do trabalho infantil (menores de 16 anos). Caso a empresa utilize trabalhadores jovens (pessoas com idade entre 16 e 18 anos), as horas combinadas de transporte, período escolar e horário de trabalho, não deve exceder a 10 horas por dia, bem como não deve estar expostos a situações que sejam perigosas, inseguras ou insalubres.

Trabalho Forçado

A empresa não deve envolver-se e nem apoiar a utilização de trabalho forçado. O trabalhador não poderá ter seus documentos retidos ou ser obrigado a fazer depósitos como condição para ser admitido.

Saúde e Segurança

A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclua acesso à água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos necessários e treinamento para o seu uso, tomando medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde.

Liberdade de Associação e o Direito á Negociação Coletiva

A empresa deve respeitar o direito de todos os funcionários de formar ou associar-se a sindicatos, bem como negociar coletivamente, assegurando que não haja represálias.

 

Discriminação

A empresa irá coibir qualquer atitude de discriminação por raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação sindical ou política. A empresa não irá permitir comportamento sexualmente coercitivo, ameaçador, abusivo ou explorativo.

Práticas Disciplinares

A empresa não permite a utilização de punição corporal, coerção psicológica, física ou abuso verbal em relação aos seus colaboradores.

Remuneração

A empresa deve assegurar que os salários pagos satisfaçam os padrões mínimos locais, devendo sempre ser suficientes para atender às necessidades básicas dos trabalhadores conforme convenções definidas e estipuladas pelo sindicato correspondente.

Missão

Agregar valor com sustentabilidade e bem estar aos nossos fornecedores, Colaboradores e Clientes.

Valores

Ética: Ação com integridade e moral, cumprindo a legislação vigente e respeitando colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.

Transparência: Compromisso com a verdade, honestidade e credibilidade em todos os nossos atos.

Comprometimento: Racionalidade e agilidade na tomada de decisão. Acessibilidade, simplicidade e pontualidade nas ações buscando promover o sucesso do empreendimento.

Determinação: Não medir esforços dentro da ética e transparência para promover o bem estar como um todo da sociedade e a satisfação do cliente.

Visão

Promoção de progresso da sociedade, com sustentabilidade alinhada a preservação de meio ambiente e bem estar da humanidade.

Considerações Finais

Embora seja possível avaliar, através deste documento, uma grande parcela das possíveis situações em que haja conflito ético, existirão momentos em que, devido à multiplicidade das relações em nosso dia-a-dia, surgirão dúvidas quanto à conduta a ser seguida. Quando isto ocorrer, busque orientação do seu superior imediato e relate formalmente os fatos ocorridos de maneira transparente. Em se tratando de denúncias por parte de clientes e fornecedores os mesmos devem utilizar o canal de comunicação de denúncias.

Agindo desta forma, além de se preservar, você estará reforçando os princípios éticos da Empresa, contribuindo para o seu efetivo cumprimento. O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste Código será apurado pela Comissão de Ética e poderá implicar na adoção de medidas disciplinares, segundo as normas da empresa.

Todas as denúncias serão apuradas, sendo garantida a confidencialidade de todos os envolvidos e a ausência de qualquer retaliação. Ao final da análise dos elementos, ambas as partes serão informadas, qualquer que seja a decisão tomada. Quando constatada a veracidade da denúncia, as ações tomadas podem ser desde uma advertência verbal, por escrito, suspensão e até o afastamento definitivo.

 

Qualquer atitude que não esteja de acordo com os princípios estabelecidos deve ser reportada e validada com o Comitê de Ética.

Para denúncias (anônimas ou não) o seguinte canal de comunicação está disponível no site: www.hlengenharia.com.br através do link FALE CONOSCO ou do e-mail: confidencial@hlengenharia.com.br.

As informações serão mantidas em sigilo absoluto. A existência deste canal expressa o compromisso da HL Engenharia Ltda. com a gestão da ética.

Este documento foi aprovado pelo comitê em 16 de outubro de 2012, e disponibilizado em nosso site.

Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2012.